A Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua nas disfunções que afetam direta ou indiretamente o sistema tegumentar e sistemas correlatos (tais como o sistema linfático, sistema circulatório, endócrino…).
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 394 DE 03.08.2011 DO CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL –
COFFITO, que disciplina a especialidade, conceitua-se como:
A área da fisioterapia que objetiva prevenir, promover e realizar a recuperação do sistema tegumentar no que se refere aos distúrbios endócrino, metabólico, dermatológico, linfático, circulatório, musculoesquelético e neurológico para fins de funcionalidade e/ou estética.
Inicialmente a área era designada de “Fisioterapia Estética”, porém não era reconhecida oficialmente e não contemplava todo o espectro de atuação da especialidade, a qual envolve muitas disfunções do tegumento, mas também outras endócrino-metabólicas, vasculares, linfáticas, pré e pós-operatórias de cirurgias plásticas, bariátricas e tantas outras, muito aquém de alterações estritamente estéticas.
Diante desta nova realidade e da reflexão por parte de profissionais que atuam na área, optou-se, a partir de 2000, pela designação “Fisioterapia Dermatofuncional”, a qual anos mais tarde, foi reconhecida como especialidade do profissional fisioterapeuta pela Resolução COFFITO nº. 362, de 20 de maio de 2009.